A religião brasileira

Há um grande número de pessoas que acredita no que fora ensinado por grandes figuras religiosas, sejam elas quais forem. Em um país cristão como o Brasil, a figura religiosa mais popular é Jesus Cristo e seu famoso sermão da montanha é um dos mais elogiados pelos ensinamentos de amor ao próximo e tudo mais. Já é consenso que se todos seguissem os ensinamentos de Cristo, Buda, Dalai Lama, Maomé viveríamos em um mundo bem melhor.
Interessante que o comum é justamente o contrário do que pregaram esses líderes. Tirando o Brasil como exemplo, onde a maioria professa ser cristã, parece que não são muitos que seguem o que Jesus falou. Ainda que digam que o povo brasileiro é gente boa, receptivo, mas na prática é bem diferente. Ao que consta, Jesus falou para amar o próximo, até mesmo os inimigos. Colocar o interesse de outros em primeiro lugar. No cotidiano, se vê algo bem diferente. Muitos alegam não fazerem mal ao próximo, mas o praticam quando estacionam em vaga reservada a idosos ou portadores de deficiência sem ter algum tipo de dificuldade. O mesmo cidadão diz ser respeitador da lei, mas estaciona em fila dupla e acredita que quando é penalizado, o serviço de trânsito poderia estar fazendo algo melhor; ainda que a Bíblia, o livro base do cristianismo diz que se deve estar sujeito a autoridades superiores.
Os exemplos não param apenas no assunto trânsito. Em comércios, tanto na fila quando se insiste em furar ou quando não se devolve o troco dado a maior por engano pelo caixa. Também vai além da questão de honestidade. Onde está a bondade ao próximo quando se trata mal alguma pessoa pelo serviço que ela desempenha? Não é raro clientes tratarem vendedores, atendentes de forma ultrajante por se sentirem superiores. Acho que essas pessoas vão ter que se acertar com o seu Deus, porque no seu livro sagrado diz o reino dos céus é dos humildes, só dizendo...

Comentários

Postagens mais visitadas