O passado não quer ser mudado

Uma frase um tanto quanto óbvia, afinal, o passado não PODE ser mudado. Tirado do livro Novembro de 63 de Stephen King, ao menos para mim, tem um significado (não sei se a melhor palavra seria impacto) um tanto quanto forte. Resumindo a estória do livro: trata-se de um professor viajante do tempo que tem uma missão (imposta por um amigo) de alterar um evento do passado e esse professor percebe que quanto maior o evento, ou seja, maior o impacto da mudança, maior a dificuldade para se alterar. Contudo, não quer dizer que uma mudança menor seja fácil, mas é que o passado luta contra a mudança.

Deixando o livro de lado, mas ainda com essa ideia de que o passado tem vontade, não podemos, não conseguimos mudar o passado. Nossas decisões, erradas ou certas, foram tomadas e agora convivemos com suas consequências. Parece cruel, mas é a realidade. Como diz a internet: “O que foi visto, não pode ser desvisto”. E assim segue a roda do destino, porque o passado volta para assombrar e não há como fugir. O que acontecera, pode ter sido enterrado, mas ele está lá, a sua memória está lá a espreita, tentando emergir a qualquer momento e ele pode aparecer e não há como lutar. Não há como vencê-lo, porque assim como é o passado é o destino (e lá vem o ka) como um vento forte sem aviso espalhando as folhas que você demorou tanto para juntar.

Ainda que não se possa alterar o passado, o futuro pode ser construído. O pretérito pode ser um fantasma, mas não é um demônio. Ele tem muito a ensinar, basta que se queira. Aquela típica frase de livros didáticos de história (ao menos em minha época) que dizia para aprendermos com o passado para não repetir os mesmos erros no futuro é válida. Nos queixamos de coisas que não podemos mais interferir, preocupando com realidades alternativas que nunca se concretizarão porque ficamos no “se...” e perdemos tempo porque não olhamos com atenção, com o devido cuidado, que podíamos ter aprendido, o que deve ser evitado, o que podemos construir. Fadados a repetir os mesmos erros porque não fizemos diferente (ou igual, vai saber a realidade de cada um).

O fantasma do passado existe, mas o que determina se ele assombrará ou não são as atitudes de hoje. Não se pode evitar que ele surja, mas pode ser evitado que cause estragos. Talvez seja mais fácil escrever do que fazer, mas o que torna a situação divertida é sempre tentar.

Comentários

Postagens mais visitadas