Emprego não significa dignidade




Uma das grandes preocupações das últimas décadas é a geração de empregos. Afinal, se um cidadão possui um emprego, ele receberá um salário e com o salário poderia garantir sua subsistência e ainda mover a economia. Consumindo, ou seja, injetando dinheiro no sistema econômico e assim contribuindo para que outros recebam e possam gastar até que volte para ele novamente em forma de pagamento. Se todos têm dinheiro, todos gastam, todos gastam, todos recebem.
Entretanto não é tão simples. Existe mais mão de obra à disposição do que vagas de emprego. Por consequência, alguns ficarão de fora. O avanço da tecnologia favorece menor intervenção humana no trabalho, diminuindo a necessidade de agentes humanos na produção e assim, menos postos de trabalho. Se há menos gente empregada, menos gente com capacidade de consumo. Mais pessoas sem a capacidade básica de prover o sustento de sua família.
Por mais assustador que pareça, é a realidade. A situação tende a piorar quando se responsabiliza o indivíduo por não conseguir um emprego. O cidadão é considerado improdutivo, como se fosse um parasita para sociedade por não ter conseguido um emprego, enquanto que ele simplesmente não teve uma oportunidade.
O que leva uma situação paradoxal: o indivíduo deve contribuir para o todo, mas o todo não contribui para o indivíduo. O cidadão é considerado digno se tem um emprego, mas é vagabundo caso esteja desempregado.
A vida em sociedade, ao menos em teoria, representa ajuda mútua de seus membros, porém, a sociedade descarta a ideia de ajudar seus membros em dificuldade. Considerar aqueles que não podem contribuir para o grupo como se não quisessem contribuir é tratar de forma cruel aquele a quem se deveria proteger.
Exigir que uma pessoa seja grata por sacrificar seu tempo, sua saúde e sua inteligência para um deus que apenas o consome e o descarta quando sente que não lhe é mais útil é jogar fora toda a dignidade da pessoa. Não entender que um indivíduo não trabalha por escassez de oportunidade enquanto se exige dele uma forma de “participação” significa que falhamos no conceito de sociedade. A sociedade deve zelar por aqueles que estão sob sua tutela da mesma forma que uma família cuida de um membro doente. A dignidade não está no trabalho, mas sim, em cuidar daqueles que compõem o grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas