Política do Atraso



Eu fui convidado, recentemente, para um evento social na casa de uma amiga e ela marcou o horário para às 18h. Eu só tinha a sua casa apenas uma vez e não tinha certeza da localização, acabei até descendo no ponto de ônibus errado, então, pedi alguns dados de localização, referências, linha de ônibus, tudo à moda antiga (sim, não pedi localização em aplicativo de localização porque eu ia de ônibus para beber, afinal, quem bebe, não dirige). Eu já estava pronto para sair, ia passar no mercado para comprar umas cervejas e pegar o ônibus para chegar no horário proposto pela dona da casa. Eu falei: “18:00, chego aí”. Recebo uma mensagem logo em seguida: 18:00, ainda não estaremos prontas, o povo costuma chegar depois das 19:00.
Provavelmente, deve ter reparado que o errado ali fui eu. As pessoas geralmente marcam um horário já prevendo que os convidados chegarão um tempo depois. Confesso que é algo que nunca fez sentido para mim. Eu tinha um amigo que ele gostava de chegar às festas depois que elas já estivessem cheias ou quase para acabar. Se marcava 20:00, ele chegava às 23:00, sem exagero. E ainda ficava dizendo que festa não era para chegar cedo. Eu até entendo que talvez ele gostasse de festa em horários mais tardios, mas, quanto mais adiava o horário, mais tarde ele chegava.
Em contrapartida, eu vejo o povo admirar quem é pontual, a famosa pontualidade britânica, mas continuam chegando atrasado. Eu participo de um grupo de fliperama que realiza reuniões mensais. Marcamos para começar pela manhã, por volta das 9h, mas boa parte da galera chega ao meio dia. E acaba toda reunião falando que a gente tem que chegar mais cedo: CHEGA MAIS CEDO!
Eu fico perdido nessa questão do atraso, porque eu nunca sei o quanto devo chegar atrasado. Existem regras para isso, mas eu não sei quais são. Não sei se é uma hora, duas, meia hora e por aí vai. Para mim, é muito mais fácil chegar no horário combinado. Fica o questionamento de por que o povo não começa a respeitar os horários marcados para que ninguém precise combinar algo mais cedo esperando que a galera chegue duas horas depois.

Comentários

Postagens mais visitadas