Seja o vazio

“Não se pode cortar o vazio.” Esta frase se refere a um conceito oriental de que, quando alguém esboça um ataque a outrem, este lhe retorna alguma reação: medo, ódio, pavor, desespero, coragem. A reação que se torna o alvo do atacante. Ele ataca não a pessoa, mas a reação da vítima. Assim, se o atacado não retorna alguma reação, não há o que atacar.
            De forma similar, existem atacantes procurando atitudes, ou reações se preferir, para atingir. Podem não usar armas, mas usam de outros artifícios tais como uma manobra de trânsito, palavras/atitudes indevidas para extrair de uma pessoa qualquer algo em que possa direcionar um ataque.
            Contudo, como já aconselhavam as avós, ignorar pode ser a melhor defesa (ou o tradicional: “quando um não quer, dois não brigam). Há diversos motivos que podem motivar um indivíduo agir de forma detestável, porém, provavelmente a melhor punição é deixa-lo sem o que “cortar”. O que esses seres querem é atingir raiva, ódio, tristeza, medo daqueles que aparecerem em seu caminho. O importante é não ficar no caminho. Se não há retribuição, não há o que “cortar”.

            Aquele que consegue se tornar o vazio não perde seu tempo precioso entrando em um briga fútil que não levará a lugar algum; Não estraga o dia por razão de um qualquer que está em alguma espécie de inferno astral e quer arrastá-lo junto. Ser o vazio é evitar ter problemas que não lhe pertencem.;

Comentários

Postagens mais visitadas