Não perca tempo discutindo





O tempo é algo precioso. É algo que não se recupera, não dá para guardar, poupar, investir ou multiplicar. A vida é única e independente do que se acredita do pós morte, o tempo que se passa nesse plano não é recuperável. Isso quer dizer que a vida deve ser aproveitada, curtida, vivida.
Por essa razão que o tempo que a pessoa tem em vida não deve ser desperdiçado em discussões sem sentido. A questão não é que se deva de forma alguma participar de um debate, uma troca de ideias, mas sim, evitar conversas e argumentações sem sentido.
A expressão “debate saudável”  (acredito eu) é referente a uma situação em que há uma confronto de ideias em que os participantes estão abertos a ouvir os outros e expor suas ideias sem a necessidade de um convencimento, mas que estão abertos a ouvir, internalizar e caso acredite ser razoável, aproveitar para si. Todos vencem.
Contudo, a discussão sem sentido existe quando pelo menos um se recusa a levar em consideração o que pensa o outro. A partir daí, todo o processo já está viciado. Um exemplo seria (tosco) seria um debate sobre se o céu é azul ou não. Imagine que um dos participantes não queira reconhecer as evidências mostradas pelos demais e busca subterfúgios para esquivar dos pontos apresentados.
Parece estranho, mas é assim que funciona na maioria das vezes. A apresentação de ideias diferentes é boa para que não se fique preso aos mesmos pensamentos e que se tenha uma visão diferente daquele a qual se está habituado. Não que haja um vencedor ou detentor da verdade, mas para que a visão de mundo do indivíduo se amplie.
Ainda que um membro de uma discussão se recuse aceitar demais posicionamentos por motivos alheios a sua vontade, o debate perde vida quando, em uma tentativa de não reconhecer sua incapacidade de absorção de conhecimento, fique minando o diálogo formado, fazendo apontamentos minimalistas e simplesmente desconsiderando ideias apresentadas.
Em casos assim, não importa o quanto apresente fatos, essa pessoa não vai escutar. E a questão não é vencer o debate, mas gastar tempo com algo improdutivo. Pois pessoas assim não acrescentam, apenas tiram de você sua paz e seu tempo.
É difícil aceitar que o outro não quer te ouvir e realmente o clima vai acabar se tornando um de disputa em ocasiões assim, mas pense em você, não gaste seu tempo com essas pessoas, pois aí sim elas vão ganhar. Vão alcançar o objetivo delas de tirar o seu sossego além de desperdiçar o que você mais tem de precioso: seu tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas