Por que não cuidamos do Meio Ambiente?




A resposta à pergunta é simples: O ser humano não se considera em um Meio Ambiente. O crescimento populacional, densidade demográfica de grandes centros urbanos, vida agitada, crises econômicas e pouco tempo para si fazem com que o indivíduo veja a natureza como algo distante.
Ao ir ao supermercado, de forma inconsciente, ele acredita que a comida que está comprando vem do mercado, ou quando longe, de uma fábrica. Mas não cogita que a carne que come é um animal, a verdura que já vem embalada foi plantada em solo e demorou um tempo para crescer.
Esse distanciamento tem como resultado o ser humano não perceber que tudo está conectado. Pior, ele acredita que o mundo dele é limitado ao que ele vê. Uma árvore derrubada na cidade, é apenas uma árvore que “suja” a rua com as folhas. Ele não enxerga como fonte de sombra, que pode reter CO2 além muitas outras coisas.
O indivíduo a vê como uma planta, ora está no caminho, ou apenas algo que sinaliza uma vaga de estacionamento. Além de acreditar que “natureza de verdade” é aquilo que está em grandes florestas, como a Amazônia. Mas até nesse tipo de floresta a pessoa está distanciada. Ao ver notícias de depredação da fauna e da flora como queimadas, caças ilegais, garimpo ilegal e até mesmo por desastres como derramamento de óleo no mar ou rompimento de barragens, pode até ficar chocado, mas não compreende a dimensão e volta para a sua vida comum.
E nessa vida comum, essa mesma pessoa, depreda o ambiente em que vive, no caso, seu habitat. Ao não cuidar do bem coletivo. O exemplo mais comum é o de jogar lixo nas vias públicas. Porque ele não considera aquilo como seu. E pelos motivos elencados acima, nem tem tempo para refletir sobre isso.
Infelizmente, as consequências de um mal tratamento dos recursos naturais afetam a todos. Enquanto o ser humano não for capaz de compreender que ele é vítima também da falta de cuidado, toda a raça humana está fadada a um destino terrível.

Comentários

Postagens mais visitadas