Elogios
Já foi bem atendido em algum
estabelecimento e tentou fazer um elogio ao superior do prestador de serviço e
ele ficou preocupado achando que fez algo errado? Se não passou por essa
situação, sinto em dizer que você é causa dela.
Eu tenho reparado que, em muitos
estabelecimentos, receber um elogio é difícil, diferentemente de reclamações.
Interessante é que muitos lugares são conhecidos justamente pelo bom
atendimento, mas ninguém lembra que o grande doutor, também conhecido como garçom,
merece reconhecimento.
Eu citei o exemplo de garçons
porque é o que mais tenho contato em questão de prestação de serviços além de
ter reparado que em lugares a imagem do bom atendente às vezes é manchada por
um cliente que não estava em um bom dia. Afinal, o que chegou ao ouvido do
gerente é que ele cometeu algum deslize, mas ninguém se lembrou dos outros
79783663 acertos antes.
Esse texto não é necessariamente
uma defesa aos prestadores de serviço, mas uma reflexão. Gostamos quando as
pessoas veem que fizemos algo bem feito, por que não olhamos para os que fazem
bem feito algo? Como dito, usei o exemplo dos garçons que é algo mais próximo de
mim, mas pode ser um colega de trabalho, um filho, um subordinado, um chefe, o
porteiro do prédio, qualquer um que se esforce e esteja fazendo bem sua tarefa.
Entendo que esperamos que o
mínimo seja o bom atendimento, entretanto, quando temos um excelente
atendimento, às vezes, nem para o atendente dizemos um simples obrigado.
Reconhecimento é bom, ainda mais, porque o profissional se esforça para melhor
atender (na maioria dos casos) e mesmo que seja necessário um feedback para que ele/ela melhore em
algo, vai ser mais fácil de receber e para um próximo atendimento, pode ter um
serviço ainda melhor.
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