Elogios




Já foi bem atendido em algum estabelecimento e tentou fazer um elogio ao superior do prestador de serviço e ele ficou preocupado achando que fez algo errado? Se não passou por essa situação, sinto em dizer que você é causa dela.
Eu tenho reparado que, em muitos estabelecimentos, receber um elogio é difícil, diferentemente de reclamações. Interessante é que muitos lugares são conhecidos justamente pelo bom atendimento, mas ninguém lembra que o grande doutor, também conhecido como garçom, merece reconhecimento.
Eu citei o exemplo de garçons porque é o que mais tenho contato em questão de prestação de serviços além de ter reparado que em lugares a imagem do bom atendente às vezes é manchada por um cliente que não estava em um bom dia. Afinal, o que chegou ao ouvido do gerente é que ele cometeu algum deslize, mas ninguém se lembrou dos outros 79783663 acertos antes.
Esse texto não é necessariamente uma defesa aos prestadores de serviço, mas uma reflexão. Gostamos quando as pessoas veem que fizemos algo bem feito, por que não olhamos para os que fazem bem feito algo? Como dito, usei o exemplo dos garçons que é algo mais próximo de mim, mas pode ser um colega de trabalho, um filho, um subordinado, um chefe, o porteiro do prédio, qualquer um que se esforce e esteja fazendo bem sua tarefa.
Entendo que esperamos que o mínimo seja o bom atendimento, entretanto, quando temos um excelente atendimento, às vezes, nem para o atendente dizemos um simples obrigado. Reconhecimento é bom, ainda mais, porque o profissional se esforça para melhor atender (na maioria dos casos) e mesmo que seja necessário um feedback para que ele/ela melhore em algo, vai ser mais fácil de receber e para um próximo atendimento, pode ter um serviço ainda melhor.


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