Poder Relativo




Antes da popularização da internet, quando o povo lia revistas em papel não em Tablet, eu li um artigo bem legal sobre poder relativo. Lá havia uma frase que foi justificada logo em seguida que é: “Poder corrompe, o poder relativo corrompe mais”, ou algo assim. Primeiro, deixo bem claro que essa ideia de Poder Relativo não é minha, mas que fez bastante sentido para mim e vou tentar expor a minha experiência que andei observando após obter essa revelação. Como li há muitos anos (mais de dez, com certeza), algumas coisas podem ficar diferentes, ainda mais porque elas foram absorvidas pela minha experiência de vida e visão de mundo.
Como todo mundo sabe, ninguém pode acreditar que está acima de alguém em alguma coisa que já que meter o famoso loko.  O texto falava justamente disso, de como a oportunidade de poder ou dominância influencia as pessoas e suas atitudes, contudo, isso era mais extremo em situações relativas. Ao que me lembro, ele usou o exemplo de um segurança de um prédio empresarial que poderia dificultar a entrada de uma pessoa porque, por algum motivo, ali seria a oportunidade de o famoso “jogo virou”, em que ele poderia se sentir superior àquela pessoa e que agora é seu poder que valia. Não me recordo de outros detalhes sobre esse exemplo, se foi algo relacionado à vida pessoal do autor, mas foi útil para eu compreender o conceito.
O que passei a observar depois, entretanto, foi mais marcante. Comecei a reparar que as pessoas realmente se aproveitavam seu “momento de soberania” para descontar suas frustrações nas outras, muitas vezes de forma bem violenta. Você já deve ter passado pela experiência de um caixa de supermercado, por algum motivo, não ter algum tipo de afinidade com você e atrasou suas compras, ou ter derrubado o sistema para te ver passando raiva. Ou você mesmo deixou uma pessoa esperando porque ela te fez algo que não a agradasse e deixou a solicitação dela por último na esperança de que ela aprendesse a não mexer com você.
São cenas comuns que as pessoas fazem ser perceber. Outro exemplo triste é o doméstico. Lares em que os chefes de família são bastante autocráticos podem ser reflexo de uma vida medíocre fora da casa onde ele estaria em uma situação de subordinação intensa. E por que não os chefes autoritários? Ás vezes pode ser o inverso também, o indivíduo tem uma vida fora do trabalho em que se sente um nada, mas como tem um cargo de supervisão quer transformar o ambiente de trabalho no inferno. Sobre esses casos, já presenciei violência física, moral e tudo mais.
O que fazer para mudar? Não sei. Hoje, ainda que consiga entender o que leva esse tipo de coisa, não consigo imaginar em uma solução. Eu arriscaria em tentar mais empatia, mas é difícil quando não se tem empatia com você. Não quero justificar nenhum caso de agressão, mesmo porque eu já fui vítima desses exemplos que citei acima, o que gostaria mesmo é que o ciclo fosse quebrado para que ninguém sofresse do totalitarismo da relatividade.


Comentários

Postagens mais visitadas