Podia ser pior...



Já passou por aqueles dias de inferno astral, ou mesmo períodos longos e aí uma pessoa, até bem intencionada, chega e diz:
- “Podia ser pior, Fulano passou por isso e aquilo.”
A Internet tem uma resposta bem legal e verdadeira quando alguém lhe diz para você não desanimar porque poderia ser pior:
“Desculpe, eu não sabia que era uma competição de desgraça.”
Ainda que as pessoas pensem no seu bem, essa não é melhor frase de se ouvir. E mesmo que você queira confortar uma pessoa amiga, isso não deve ser dito. A razão é muito simples: a pessoa está sofrendo, passando por uma situação ruim e que provavelmente é muito difícil ter que lidar; a partir do momento em que se fala que existem outros indivíduos que passam por coisas piores, quem escuta recebe de várias maneiras.
A primeira é que ela é fraca. Quando ela escuta que tem gente que passou por coisa pior, quem ouve pode pensar que não é forte o suficiente para aguentar aquele momento ruim e ela passa a se questionar sobre coisas que bem provável estão fora de suas mãos. Isso aumenta a carga de dor porque ela se imagina a ter que passar obrigatoriamente por aquele tipo de situação.
A segunda é que ela é egoísta. Saber que existem pessoas passando por problemas semelhantes ou piores, em algumas pessoas, lhes dá o sentimento de que não podem sentir essa dor porque outros têm dores maiores. Ela se percebe como se tivesse fazendo birra e não pode se permitir de queixa ou sofrimento. Mas dor, não é algo que se decide ter ou não, e essa tentativa de apagar uma coisa que não se apaga apenas “deixando para lá” cria um círculo vicioso de dor ainda maior. A pessoa já está mal, acredita que não tenha o direito de ficar mal, fica pior por não se sentir melhor.
A terceira é que não há esperança. Se mais pessoas sofrem do mesmo mal e nada mudou. Não há esperança em solucionar o problema em questão. Mesmo que possa haver uma solução, isso pode causar ansiedade de que pode vir ocorrer mais vezes e não ver um fim definitivo para o problema.
Coloquei os três pontos porque são de coisas que eu vi, presenciei e também cheguei a sentir. Não tiro a boa intenção de quem fale algo assim, mas seria bom pensar a respeito.

Comentários

Postagens mais visitadas